_H7P0979.jpg

Vitor Cesar

 

Percepção PercentualTrabalho em andamento adaptado para projeto M.A.P.A. mostra No Calor da Hora, 300 x 900 cm. Rodovia BR-316, ao lado do Pronto Atendimento Ananindeua - Castanheira, Belém - PA. Fotografia: Tarso Sarraf.

 

Percepção percentual reúne um conjunto de trabalhos que partem da constatação da influência cada vez mais maior de uma cultura visual dos dados na construção de discursos públicos. Gráficos pizza, linhas, tabelas, porcentagens parecem definir muitas decisões políticas. Frases de notícias de jornais e revistas de 1% a 100% são coletadas, editadas e reorganizadas.

 

A prática do artista visual e designer Vitor Cesar (Fortaleza, CE, 1978) parte da noção do espaço público e suas relações com o cotidiano. Desenvolve projetos gráficos de diferentes escalas que trazem reflexões acerca da reconfiguração da vida urbana. Realiza projetos colaborativos com artistas e instituições culturais, como o Basemóvel, cuja edição mais recente aconteceu na exposição Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas no Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, 2014. Realizou residência no AIR Laboratory/Programa Videobrasil em Contexto (Ujazdowski Centre for Contemporary Art, Varsóvia, Polônia, 2015), Capacete (Rio de Janeiro, RJ, 2010) e MuseumsQuartier (Viena, Áustria, 2006). Foi quatro vezes finalista do Prêmio PIPA. Estudou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Ceará e realizou mestrado em Artes Visuais na Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre noções de espaço público em práticas artísticas. Vive e trabalha em São Paulo.

    

Percentage Perception gathers a set of works that start from the observation of the increasing influence of a visual culture of data in the construction of public discourses. Pie charts, lines, tables, percentages seem to define many political decisions. News phrases from newspapers and magazines from 1% to 100% are collected, edited and reorganized.

 

The practice of visual artist and designer Vitor Cesar (Fortaleza, CE, 1978) starts from the notion of public space and its relationship with everyday life. Cesar develops graphic projects of different scales that bring reflections on the reconfiguration of urban life. He carries out collaborative projects with artists and cultural institutions, such as Basemóvel, whose most recent edition took place in the exhibition There are schools that are cages and there are schools that are wings at the Museum of Art of Rio (MAR), Rio de Janeiro, 2014. He completed a residency at AIR Laboratory / Videobrasil in Context Program (Ujazdowski Center for Contemporary Art, Warsaw, Poland, 2015), Capaçete (Rio de Janeiro, RJ, 2010) and Museums Quartier (Vienna, Austria, 2006). He was four times finalist for the PIPA Award. Cesar studied Architecture and Urbanism at the Federal University of Ceará and holds a master's degree in Visual Arts at the University of São Paulo, with research on notions of public space in artistic practices. Lives and works in São Paulo.